Vamos falar sobre doenças hemorrágicas raras e sobre a hemofilia adquirida

Vamos falar sobre doenças hemorrágicas raras?

São condições que comprometem o funcionamento de um processo muito importante no organismo humano conhecido como hemostasia.

A hemostasia é o processo pelo qual nosso organismo controla a perda de sangue decorrente de uma lesão vascular, que pode ocorrer em um trauma, uma cirurgia ou até mesmo em situações da vida cotidiana.

Um problema na hemostasia pode ocasionar sangramentos superficiais ou profundos. Quando essa hemorragia acontece de maneira superficial, ela pode se manifestar como:

Já sangramentos profundos na pele, nos músculos ou em qualquer parte interna do organismo nem sempre são evidentes, pois ocorrem em órgãos ou tecidos internos. Alguns exemplos são:


Os distúrbios hemorrágicos podem ocorrer desde o nascimento ou aparecer em qualquer momento da vida. 

Quando são causados por uma alteração genética, os distúrbios da hemostasia são conhecidos como congênitos e quando são causados por algum outro mecanismo (autoimunidade, carências nutricionais ou outras doenças) são conhecidos como adquiridos.

Clique abaixo para fazer uma avaliação inicial se você já apresentou algum tipo de sangramento que julgou ser anormal e tem interesse em saber se pode ter uma doença hemorrágica rara.

Faça uma avaliação inicial

Faça uma avaliação inicial