Quando procurar o médico? E qual especialista procurar?

O que considerar

Os sinais e os sintomas das doenças hemorrágicas são muito inespecíficos, isto é, podem aparecer em pessoas saudáveis ou com outras condições, uma vez que qualquer pessoa corre o risco de apresentar um sangramento em algum momento da vida.

Sendo assim, o que deve ser levado em conta na hora de decidir procurar atenção médica é o sangramento ser diferente do habitual, ou seja, quando a quantidade ou duração são maiores do que o esperado.

Vejamos alguns exemplos

Cirurgia que precisa de reoperação por sangramento

ou necessita de uma transfusão de sangue não programada.

Aparecimento de manchas roxas volumosas

em função de batidas leves ou mesmo sem traumas, com sintomas de anemia como tontura e fraqueza.

Crianças se movimentam muito, brincam e podem se machucar.

É comum apresentarem manchas roxas. Os pais devem ficar alertas quando seu(sua) filho(a) tem muito mais esse tipo de manchas do que as outras crianças, mesmo fazendo as mesmas atividades dos irmãos e dos colegas.

Aumento do sangramento menstrual.

As mulheres devem ficar alertas quando tiverem a necessidade de troca do absorvente interno ou externo a cada 2 horas, ou quando houver um volume no copinho menstrual de 15 ml em 4 horas. É importante lembrar que muitas vezes esses sangramentos aumentados podem ser apenas decorrentes de uma alteração hormonal ou de miomas. Por isso, o ginecologista deve ser o primeiro profissional a avaliar e verificar a necessidade de investigação de uma doença hemorrágica rara.

Sangramento anormal após uma extração dentária.

Fique alerta e procure atendimento especializado se você seguiu todas as orientações do seu dentista após o procedimento e, mesmo assim, apresenta um sangramento que pareça anormal.

Como os sangramentos podem ocorrer em diferentes locais do corpo, é comum que o paciente procure especialistas de diferentes áreas no início.

Sangramentos na cavidade oral ou nasal, por exemplo, são frequentemente avaliados por um otorrinolaringologista, e sangramentos menstruais excessivos podem ser avaliados por um ginecologista.

Embora esses profissionais não sejam necessariamente especialistas em doenças hemorrágicas, a opinião deles é muito importante para definir se o sangramento é de fato anormal e se não há nenhuma causa local para justificá-lo.

Como será feita a investigação?

O profissional mais indicado para a avaliação de um quadro de sangramento anormal é o hematologista. Durante a consulta, ele reúne as informações clínicas e faz um exame físico para decidir se será necessário solicitar exames para uma investigação mais aprofundada. É importante que você informe se está utilizando algum medicamento, pois ele pode interferir nos resultados.

Caso você se encaixe em quaisquer das situações acima, converse com seu médico sobre a necessidade de ser encaminhado para uma avaliação hematológica. A maioria das doenças hemorrágicas possui tratamento e é possível melhorar muito a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com esses distúrbios.

Este conteúdo foi desenvolvido pela SBTH (Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia - Joyce Annichino Bizzacchi, Ana Clara Kneese Nascimento, Carolina Kassab Wroclawski, Samuel Souza Medina).

 

Esses sinais podem estar presentes em outras condições. As informações contidas neste site têm caráter meramente educativo e não substituem a consulta com um profissional de saúde.

Clique abaixo para fazer uma avaliação inicial se você já apresentou algum tipo de sangramento que julgou ser anormal e tem interesse em saber se pode ter uma doença hemorrágica rara.

Essa avaliação não dará seu diagnóstico, mas servirá para saber se seus sangramentos podem sugerir a presença de uma doença hemorrágica e se você deve procurar um médico para fazer uma investigação mais profunda.

Parceiros

Exit Ramp Title

Exit Ramp Message

sinais raros